05/10/2011

DICAS PARA ORGANIZAR O CLOSET OU GUARDA ROUPA


Uma coisa que costuma ser bastante frustrante é entrar em seu closet (ou abrir o guarda roupa) e não conseguir encontrar nada para vestir que realmente seja adequado para a ocasião, mas, espere um pouco... é possível que você não esteja conseguindo ver as possibilidades e diversas combinações escondidas por lá, tamanha a bagunça. Então, antes de gastar com uma peça nova, que tal colocar o armário em ordem?
Para ajudar nesse trabalho árduo, vou dar 12 dicas que vão facilitar e muito essa tarefa.
 1-   O primeiro passo é a análise das peças: Não se apegue a nada que não sirva ou não fique bem em você, descarte (doe ou venda) as peças que estejam fora do seu tamanho, deformadas pelo uso, que não combinem mais com o tipo de vida que você leva e que não foram usadas nos últimos (1 ou 2) anos. Sei que não é fácil, mas não pense em guardar uma roupa dois números menor do que seu manequim atual, prometendo que vai emagrecer.

2-   Padronize os Cabides, isso dá uma boa aparência de organização. 

3-   Organize uma coisa de cada vez. 

4-   Separe as roupas por estilo (camisa com camisa, calça com calça, blusa com blusa, etc); 
Separe as roupas por cor (do claro para o escuro ou vice versa) 
 Determine e delimite o local para guardar cada tipo de roupa como camisas, calças, roupa íntima, sapatos, camisetas, roupas de ginástica, acessórios, etc.

5-   Gavetas são ótimas para guardar lingerie, meias, pijamas, roupas de ginástica e biquínis.
 As blusas podem ser armazenadas em pequenas pilhas coordenadas por cores e texturas.

6-   Casacos e malhas mais pesadas devem ser pendurados em cabides resistentes. No verão, peças de lã devem ser lavadas e embaladas, de preferência com fechamento em ziplock ou a vácuo (os tais sacos tira-volume que vêm com orifício para colocar o bocal do aspirador de pó).
 
7-   Sapatos. Se você tem um closet facilita bastante. Deixe os pares à vista e separados por modelos. Se não, mantenha os calçados nas caixas originais; fotografe, imprima uma foto do par e cole no tampo da caixa. Outra opção é colocar os pares em saquinhos de TNT (Tecido Não Tecido) com visor transparente. “Eles evitam o mofo e a deformação dos sapatos.
Caso tenha pouco espaço, compre um puff com tampa para colocar: tênis, rasteiras e chinelos, tudo em pé - para que você possa ver todos. O puff servirá, ainda, para você sentar enquanto veste os sapatos.
 
8-   Caixas são ótimas para guardar peças que são pouco usadas como biquínis e lenços que não amassam (no caso dos que amassam você pode optar por um daqueles cabides com dois prendedores, assim os lenços ficarão todos bem esticados).
Se você quiser usar todos os seus acessórios, roupas e outros itens providencie caixas transparentes, empilháveis e que permitem a ventilação, elas costumam triplicar o espaço no móvel. Para os armários femininos: tudo à vista, prático e ao alcance das mãos. Esqueça a parte de trás do móvel e as caixinhas que escondem seus itens. Mulheres são visuais. Siga a regra e a bagunça não volta.
 
 9-   Cuidado com os excessos de “rolinhos”, eles ficam lindos em revistas de decoração, mas na hora de usar a peça ela estará toda amassada.
 
10-   Procure remover de seu armário ou closet: papéis, documentos, fotos e tudo o que não for de vestir. Além de ocuparem um espaço precioso e que não é ideal para eles, a poluição visual é certa
 
11-   Para os armários masculinos: tudo impecavelmente dobrado. Camisas, camisetas e polos em cabides - homens precisam acessar. Se o acesso for pleno, ele manterá exatamente tudo na mais perfeita ordem.
 
 12-   Para as bijuterias, nada melhor do que uma gaveta ou organizador com diversos nichos de preferência com tamanhos variados, para separar tudo, brincos anéis pulseiras.
 
Bom pessoal, por enquanto é isso, espero ter ajudado.

PS. Se você tiver alguma dica, compartilhe conosco nos comentários. ok
 

7 comentários:

  1. Adorei as Dicas. . . Parabéns, me ajudou muiitoooo rsrs' ;n

    ResponderExcluir
  2. Amei as dicas, mas infelizmente sou bagunceira, e quando vou pegar uma coisa, desmancho tudo o que tá arrumado, bjss :g

    ResponderExcluir
  3. SOU BEM ORGANIZADA MAS ADOREI A DICA D COLAR A FOTO DO SAPATO NA CAIXA. MUITO BOA!
    ADOREI, BJÃO!

    ResponderExcluir
  4. ameeeeeei as dicas. muito obrigada! me ajudou bastante :a

    ResponderExcluir
  5. Tô até triste por não ter pensado em colar as fotos dos sapatos nas caixas antes, amei a dica e parabéns pelo blog, acabei de conhecer e já virei fã, beijos.

    ResponderExcluir
  6. Como nunca pensei em tirar fotos dos sapatos e colar nas caixas? suahsuahs
    Adoreeei!

    Preciso fazer isso djáaa!
    Ótimas dicas, ninguém merece um guarda-roupa desarrumado né? Nunca encontramos nada, roupa fica amassada, tudo uma bagunça!

    Organização é essencial!
    beeijo

    ResponderExcluir
  7. Toda vez que vou guardar as roupas faço uma divisão pra organizar, mas ao longo da semana fica tudo bagunçado, não tem jeitoooooo

    ResponderExcluir

DÚVIDAS, ELOGIOS, CRÍTICAS OU SUGESTÕES?
SEU COMENTÁRIO É SEMPRE BEM VINDO!