06/10/2011

ESPECIAL PELE OLEOSA PARTE 1


Outro dia fiz uma postagem, sobre Cuidados com a Pele e várias pessoas deixaram comentários me pedindo um post especial apenas sobre pele oleosa, então resolvi fazer em duas etapas:

Parte 1: sobre cuidados e tratamentos básicos como limpeza, hidratação, etc.
Parte 2: sobre maquiagem em pele oleosa, produtos específicos.

Então mãos à obra afinal seu rosto é seu cartão de visitas e merece o melhor tratamento!!!

Pele oleosa: cuidados e tratamento

A melhor solução para tratar da pele oleosa é manter uma rotina diária de cuidados.
O ideal é procurar um dermatologista, para investigar se é apenas um problema de pele ou um problema hormonal.
Manter a pele bonita e saudável exige cuidados diários, ainda mais se a pele for oleosa. Se você tem esse tipo de pele sabe bem como é difícil lidar com o brilho excessivo no decorrer do dia. As características da pele oleosa são evidentes. Geralmente, os poros são dilatados e a oleosidade da pele se concentra na chamada zona T do rosto, a região entre o nariz, testa e queixo. São as características perfeitas para o aparecimento frequente de cravos e espinhas. Cuidar da pele oleosa dá trabalho, mas vale a pena seguir uma rotina de tratamento, os resultados são visíveis.

Ao acordar

1-       É a limpeza diária que remove as impurezas, células mortas e secreções sebáceas (que causam espinhas!) e resíduos de maquiagem. É ideal que a limpeza seja sempre feita antes e depois da maquiagem. Lave bem o rosto o rosto com um sabonete neutro ou com um tipo específico de sabonete para pele oleosa prefira os que possuem ácido salicílico, substância que ajuda a prevenir a acne.
  A loção adstringente é complemento importantíssimo da limpeza da pele oleosa, a água, o sabonete ou as loções de limpeza não conseguem retirar todos os resíduos de sujeira da pele. O adstringente ajuda a limpar os poros e combate à oleosidade, pois equilibra o pH da pele.



3-       Hidrate a pele, opte por produtos em gel, sérun ou fluídos.


4- Em seguida aplique um filtro solar ideal para o seu tipo de pele, pode ser um Matte ou um              Tonalizante que tem um efeito sequinho, bem matte mesmo. (Adatina 50 Matte é ÓTIMO)
Mas fique atenta utilize apenas produtos oil-free (sem óleo) ou em gel.
5-       Em seguida faça a sua maquiagem “básica” tradicional.


Durante o dia

Use lenços próprios para remover a oleosidade do rosto, principalmente na zona T. Outra opção é umedecer um lenço de papel simples com adstringente. Se a pele estiver muito oleosa, aproveite para lavar o rosto e reaplicar o protetor solar que pode ser em pó, além de garantir a proteção mantem o aspecto sequinho.

Antes de dormir

Não durma sem remover a maquiagem, esse hábito favorece o entupimento dos poros. Repita a limpeza feita pela manhã, com o sabonete e a loção adstringente. Aproveite para aplicar produtos de tratamento para fechar os poros ou secar as espinhas, eles vão agir enquanto você dorme.

Dicas

- Evite lavar seu rosto várias vezes ao longo do dia, no máximo três vezes são suficientes. A lavagem do rosto em excesso estimula as glândulas sebáceas o que irá produzir ainda mais oleosidade na pele e também remover a umidade da sua pele que pode além de ser oleosa se tornar desidratada.

- Esfoliação e peelings são ótimos tratamentos para a pele oleosa, amenizam o aspecto gorduroso da pele e ainda removem as células mortas. Procure fazer também uma ou duas vezes por ano uma limpeza profunda.
A alimentação quando é feita corretamente, ajuda a manter a pele saudável. existem grupos de alimentos ideais para cada tipo de pele. Manter uma dieta com baixos níveis de açúcar e gorduras é um ótimo começo para quem sofre de oleosidade da pele. Os alimentos têm ativos que agem diretamente no organismo e todos aqueles que contêm vitamina A ajudam no combate à oleosidade, pois auxiliam no combate a processos inflamatórios, evitando assim as tão temidas espinhas.

ALGUNS ALIMENTOS RICOS EM VITAMINA A

Outras dicas importantes:
• Dormir bem.
• Evitar stress desnecessário.
• Beber muita água!
• Evitar, quando possível, poluição, cigarro e álcool.

Em breve a segunda postagem: Maquiagem em Pele Oleosa

12 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Valeu pelo post eu que tenho pele extremamente oleosa sofro demais...faço limpeza de 3 em 3 meses e uso um monte de produtos...estou esperando a segunda parte bjussss

    ResponderExcluir
  3. MINHA PELE É SUPER SECA MAS É SEMPRE BOM SABER, PRA CONTAR PRAS AMIGAS Q TÃO NESSA!
    VALEU AS DICAS!

    BJS

    ResponderExcluir
  4. Eu tb sofro mt com pele oleosa e acne. O que fez meu rosto melhorar consideravelmente foi o sabonete epidac e o filtro episol white gel. Mas aida assim não está como eu gostaria... no aguardo de mais dicas!

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post e as dicas porque minha pele é oleosa. Não sabia que lavar várias vezes ao dia não era bom e que 3 vezes são suficientes. Já usei a loção adstringente da Clean & Clear e ardeu minha pele e ainda estou procurando um melhor. Limpeza de pele ajuda muito e os bons alimentos é claro! Obrigada. :a

    ResponderExcluir
  6. Olha eu tenho pele oleosa
    e acabo lavando meu rosto várias vezes ao dia
    eu não sabia que se lavasse muito era pior,
    valeu por essa dica de lavar no máximo tres veses ao dia vou fazer isso agora!
    e amei todos esses protutos um verdadeiro cuidado especial com a pele amei mesmo hem!:n
    valeu bjosss... :g

    ResponderExcluir
  7. Ótimo post :n Tenho pele oleosa e tentei vários tipos de tratamento, a minha pele mudou muito depois que a dermatologista me indicou o sabonete Salder, lavo meu rosto de manhã e a tarde. E uso o filtro solar Minesol oil control, a pele fica sequinha o dia todo, recomendo.

    ResponderExcluir
  8. Minha pele é oleosa e realmente é um problema, porque tem que ter exatamente esse cuidado desde ao acordar até a hora de durmir, eu uso o sabonete líquido Clean & Clear anti-acne e deu uma ajuda boa.
    Uso e recomendo.

    ResponderExcluir
  9. Gosto e recomendo os produtos Clean & Clear, mas vou aproveitar as dicas e conhecer outras marcas.

    ResponderExcluir
  10. Minha pele tb é muito oleosa esses produtinhos que vc mostrou ja usei alguns,eu estou usando um sabonete da granado de glicerina que é muito bom,pelo menus foi pra mim rs
    Parabéns pelo blog (:

    ResponderExcluir
  11. minha pele é normal (ainda bem...) mas vou passar essas dicas pro maridão!
    mas vou dizer, o mais difícil é porque ele é homem!!! como é difícil fazer esse cara usar ou fazer algumas coisinhas pelo bem maior da pele!

    ResponderExcluir

DÚVIDAS, ELOGIOS, CRÍTICAS OU SUGESTÕES?
SEU COMENTÁRIO É SEMPRE BEM VINDO!