11/06/2012

Glossário dos Perfumes

 Uma das coisas prazerosas da vida é entrar em uma loja e entre muitas e muitas opções se divertir e perder horas escolhendo um novo perfume, as diversas embalagens, fragrâncias e sensações a que cada uma delas nos remete. Sem dúvidas é o tipo de coisa que eu adoro, mas, nos dias de hoje a vida corrida que vivemos nem sempre nos permite "perder horas" e então recorremos à internet para fazer as compras, mas na hora de escolher um novo perfume vem a dúvida... o que significa cada um dos termos usados na descrição?
Foi pensando nisso que resolvi pesquisar e trazer para vocês um Glossário dos Perfumes com os termos mais comuns, ficou um pouco longo, mas acreditem, é um resumo!
Espero que seja útil, deixe seu comentário e diga o que achou. 
perfumes
 Acorde É como se define a mistura de notas que resulta num perfume ou o perfume que ainda esta em processo de criação.

    Amadeirado Perfumes que têm como característica odores marcantes e notas de fundo de algumas madeiras utilizadas para a produção de perfume, como carvalho, casca de canela, cedro, casca de bétula, patchouli, sândalo, e outras.

    Âmbar ou Oriental. É um perfume com uma característica mais suave, porém é marcante e quente, com tons de baunilha e nota de fundo.

    Bouquet é a mistura de notas florais que dão ao perfume uma feminilidade e uma estrutura marcante.

    Chipre Tipo de perfume, batizado por um francês, constituído por um grupo de perfumes de patchouli, bergamota e rosa.

    Cítricos Perfumes mais indicados para o dia, pois possui característica leve e refrescante. É um perfume com ótimas essências. São notas de cabeça.

    Couro É um perfume único, por tentar reproduzir o odor do couro, com características amadeiradas e do tabaco. São perfumes secos com notas de fundo.

    Destilação Processo onde as flores são submetidas à agua fervente até que toda a água evapora e resta apenas o óleo essencial que é utilizado para a fabricação do perfume.

    Eau de Colónia – O EDC é bem difícil de ser encontrado. Não dura por muito tempo e tem de 2-4% de concentração.
    Eau de Parfum – o EDP é composto tipicamente de 8-16% de concentração. Por isso, as notas são mais marcantes. Ele dura em torno de doze horas na pele.
    Eau de Toilette – O EDT é uma fragrância mais delicada, com uma concentração de 4-8%, dura até 8 horas.

    Enfleurage É o processo final de extração do óleo das flores onde mistura-se gordura animal ou vegetal ao resto de flor que sobrou, depois do processo de destilação, assim a gordura age como solvente, retirando todo o óleo da flor.

    Fixação Uma característica muito valorizada no perfume. É o tempo que o perfume se mantém na pele, sem perder suas notas.

    Extrait ou Parfum É o melhor produto da linha. Este perfume possui uma concentração de 15 a 20% de óleos essenciais. O composto deste perfume possui uma fixação de 12 a 20 horas de duração.

    Filifolhas Perfume com um toque de folhas tipo lavanda, gerânio, bergamota e entre outros.

    Florais O mais procurado em todo o mundo com uma variedade de essências e de misturas. Possuem notas de saída e de coração.

    Herbal São fragrâncias de perfume derivadas de coníferas, pinho e até lavanda.

    Jasmim Flor muito valorizada na fabricação de um perfume, por fornecer ótimo perfume com uma fragrância de muita feminilidade, além de dar corpo e valorizar o perfume.

    Lavanda Uma matéria-prima valorizada, pois possui um aroma exclusivo, que transmite refrescância e é bem leve.

    Maceração É um processo de amadurecimento do perfume, que consiste em manter a matéria-prima submersa durante um determinado tempo.

    Notas de cabeça Estas notas oferecem a primeira impressão do perfume. Com as moléculas de menor tamanho, ela deixa o aroma no ar, mas rapidamente se evapora.

    Notas de coração (corpo) É o verdadeiro cheiro do perfume. São estas notas de perfume que marcam, por isso são chamadas de coração.

    Notas de fundo São os chamados fixadores do perfume. Estas notas são as responsáveis pela estrutura do perfume. Um perfume de qualidade deve ter uma evolução destas 3 notas de forma consistente e homogênea.

    Pesado São notas de perfume que dão características mais encorpadas. Geralmente de aroma doce ou balsâmico, que dá volume ao perfume.

    Resinas Um tipo de matéria-prima utilizada para a fabricação de perfumes com notas doces.

    Substantividade Significa a absorção do perfume pela pele.

    Volatilidade É a capacidade do perfume de evaporar. A volatilidade depende da fórmula e das matérias-primas utilizadas no perfume. As composições com aroma mais cítricos são mais voláteis por serem mais leves

Um comentário:

  1. Eu nunca comprei perfumes pela net justamente por medo de não me agradar do cheiro dos perfumes...rsrsrs

    ResponderExcluir

DÚVIDAS, ELOGIOS, CRÍTICAS OU SUGESTÕES?
SEU COMENTÁRIO É SEMPRE BEM VINDO!