20/10/2012

O perfume mais famoso do mundo


Chanel n.5 perfume mais famoso do mundoA estilista Coco Chanel decidiu criar um perfume que representasse a Maison Chanel e pediu a Ernest Beaux, um químico perfumista que criasse seis amostras, disse ela: "Quero um perfume de mulher, com cheiro de mulher".

Após uma intensa pesquisa e mistura de fragrâncias  pediu para Coco escolher um deles, ela escolheu o nº5

Alguns dizem que a escolha do nome do perfume veio de uma superstição tanto que foi lançado no quinto dia do quinto mês de 1921 e outros dizem que foi pela numeração das amostras.
. Inicialmente, o Chanel Nº 5 era dado de presente aos melhores clientes da butique de Coco Chanel. Com o tempo, ele se tornou o cheiro oficial da loja, da marca e símbolo de status e bom gosto.

 
Com mais de 80 anos de história, o perfume nunca teve sua fórmula e embalagem alteradas. Até hoje, ele aparece dentro de um frasco art déco, incorporado à coleção permanente do Museu de Arte Moderna de Nova York, em 1959.

Chanel nº 5 se tornou sinônimo de luxo e feminilidade e entrou para a história como ícone cultural que foi capaz de gerar longas filas de soldados em plena escassez da Segunda Guerra Mundial que queriam levar o perfume para presentear suas mulheres.

Em 1924 Coco Chanel sentiu que era hora de liberar a venda de Chanel Nº 5 dos limites de suas boutiques e liberá-lo para o mundo, principalmente para o mercado americano.

As atrizes Catherine Deneuve e Nicole Kidman foram "garota-propaganda" do produto, mas a diva do cinema Marilyn Monroe, foi a principal.
Em 1955 em resposta provocante a um jornalista que quis saber o que Marylin Monroe usava para dormir ela respondeu: “Apenas duas gotinhas de Chanel nº5.”


Devido às suas criações, Madame Chanel já era conhecida como inovadora e símbolo de elegância, mas foi com o perfume que ela realmente ganhou fama internacional e muito dinheiro.

Coco Chanel costumava dizer que o mais misterioso, o mais humano dos sentidos, é o cheiro. 

"Pelo cheiro um corpo se comunica com o outro". 
 
O olfato era tão importante para ela que transformou sua paixão em fragrância: o Chanel nº 5.
A história do famoso perfume vai além do passado de sua criadora que está ao alcance de todos. Por isso, a escritora americana Tilar J. Mazzeo publicou "O segredo de Chanel nº 5", uma obra que esmiúça em detalhes a vida da estilista e de seu perfume.




Assistam abaixo os novos vídeos da Campanha de Chanel nº 5 que foram lançados essa semana com o ator Brad Pitt como o novo "garoto propaganda".





O que achou? gostou da escolha do novo garoto propaganda?

Um comentário:

DÚVIDAS, ELOGIOS, CRÍTICAS OU SUGESTÕES?
SEU COMENTÁRIO É SEMPRE BEM VINDO!