26/01/2013

Conheça um pouco sobre seu Sapato.

É fato que não vivemos sem um par de sapatos (ou no caso de nós mulheres vários...tantos quanto for possível.rsrs) mas a grande maioria de nós não faz a menor idéia de para que servem cada uma das partes de um sapato e muito menos o nome delas. Como sou uma curiosa de carteirinha fui pesquisar e trouxe para compartilhar com vocês, afinal é sempre bom aprender coisas novas, conhecimento nunca é demais! Não é mesmo?

as partes de um sapato

1 - Taco (acabamento inferior do salto)

2- Salto (o salto vai definir a acomodação do pé dentro do sapato, um sapato com salto de 9,5cm por exemplo, o peso do corpo está 95 a 100% sobre o peito do pé quando está utilizando esse sapato). 

3 - Palmilha de montagem (A sustentação do calçado, dentro da palmilha de montagem tem uma peça de aço chamada "alma de aço" que é o que faz com que o sapato aguente o peso do corpo sem se quebrar)

4 - Contraforte ( é um importante componente na estrutura superior do calçado, ele que dá formato ao calcanhar, tendo como função dar resistência ao calçado e acomodar o calcanhar)É o que da forma ao bico do calçado

5- Avesso ( Parte interna que dá acabamento ao contraforte, normalmente de um material diferente do forro, mais delicado para dar maior conforto)

6 - Palmilha interna ( É a palmilha que vemos dentro do calçado, dá acabamento à palmilha de montagem, muitas vezes reforçada com espuma para proporcionar mais conforto)

7 - Cabedal ( A parte externa do calçado, pode ser de couro, sintético ou tecido, o que define o modelo do calçado é como é cortado esse cabedal, se for em tiras por exemplo, será uma sandália)

8 - Forro ( A parte interna do calçado que dá acabamento ao cabedal, pode ser de diversos materiais)

9 - Couraça ( Dá forma ao bico do calçado, feita de material resistente, a couraça que mantém a forma do bico do calçado)

10 - Sola ( Dá acabamento inferior ao calçado. De couro ou materiais sintéticos a sola tem papel fundamental na estabilidade do calçado, sendo de preferência de material antiderrapante.

fonte: Museu Nacional do Calçado.

Um comentário:

  1. Adoreeei, sempre é bom saber um pouco mais sobre sapatos! Quer uma dica bem boa? Quando seu sapato estiver muito escorregadio, passe uma batata (sim, batata, com casca e tudo, sem cozinhar), em toda a sola!
    Seu site está cada vez mais perfeito!

    Beijinhos cheios de gloss,
    Giulia Walt.
    http://modinhagirl.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

DÚVIDAS, ELOGIOS, CRÍTICAS OU SUGESTÕES?
SEU COMENTÁRIO É SEMPRE BEM VINDO!