26/01/2014

COMO PLANEJAR SEU CLOSET

Qual a mulher que não sonha em tem seu Closet com espaço suficiente e adequado para guardar todas as suas roupas, calçados e acessórios separados por tipo, cor, ocasião... Sonho de Consumo!
Mas quando se tem espaço e dinheiro para executar o projeto vem a dificuldade no planejamento dos armários...Claro que você pode ir em uma loja e pedir que um decorador ou marceneiro faça seu projeto, mas nem sempre fica bom e na hora de usar sobram frustrações, pouco espaço para cabideiros, prateleiras estreitas, gavetas pequenas...e por aí vai.

Veja como alguns detalhes podem deixar o espaço com a sua cara e totalmente funcional do jeito que você sonha:


A medida padrão para a profundidade de um guarda-roupas é de 60 cm de profundidade. mas se você tiver algo maior para colocar deverá especificar a medida.

Gavetas: na maioria dos casos ficam na parte inferior, evite gavetas muito pequenas pois podem ser um problema no futuro. Poderá também fazer uma torre de gavetas com 1,50 de altura, com as gavetas mais rasas em cima (pode ser usada para peças pequenas como lingeries) e as mais fundas embaixo para peças maiores (para agasalhos). 
Calceiros (podem ter 80cm de altura) e sapateiras ficam melhores na parte inferior. 

Evite o excesso de "nichos" (alguns profissionais adoram falar "coloca um nicho aqui!" mas no dia a dia.....GRR%!%), claro que alguns são úteis, mas em excesso dificultam a arrumação, não comportam peças maiores e só acumulam poeira!
A melhor sapateira é aquela no formato de gaveta (prateleira deslizante), com puxador bem baixinho, de preferência lisas pois algumas aramadas não tem encaixe perfeito e os sapatos ficam caídos. Mas se não for possível prateleiras fixas também são muito úteis. A altura muda em função do tipo de calçados, sapatos baixos e tênis não exigem alturas generosas. Já os de salto e botas precisam de prateleiras mais espaçadas para que não estraguem.
Na parte superior, o melhor é colocar os cabideiros em dois terços do espaço e deixe uma parte para prateleiras, para onde devem ir bolsas, toalhas e roupas de cama, se necessário. Não esqueça de um cabideiro com espaço para vestidos e casacos longos para que estejam sempre impecáveis na hora de usar e sem barras amassadas! 

Por fim, a altura do maleiro varia em função do pé-direito da casa. Aproveite esse espaço para organizar itens poucos usados, além de malas e sacolas de viagem. Caixas customizadas e etiquetadas ajudam bastante.

Se tiver um closet com bastante espaço, você pode deixar um espaço grande na parte de baixo para colocar sua mala, pois facilita na hora de pegar e guardar visto que a maioria delas é pesada.

Como closets normalmente ficam em espaços menores os armários brancos deixam o ambiente maior e facilitam na visualização das roupas.



Se não tiver espaço uma opção é transferir o closet para outro cômodo que esteja disponivel. 

Além do móvel...
Seus armários podem ter portas ou não, se optar por deixá-los abertos uma idéia bem legal é usar papéis de parede no fundo, que fica lindo, chique e compõe a decoração.

Padronize os cabides! isso é essencial para uma boa aparência, de preferência Inox ou madeira de boa qualidade, eles são um pouco mais caros mas vão durar muito tempo!.
Para se vestir com conforto invista em uma poltrona confortável, banco de madeira, pufe, cadeira vintage ou de acrílico, escolha de acordo com seu espaço disponível e dinheiro.

Não esqueça do espaço para as bijuterias, relógios cintos, pode ser uma gaveta rasa com divisórias, mas caso tenha bastante espaço, pode colocar um móvel central com vidro em cima, várias gavetas, uma porta para cosméticos (devem ser sempre protegidos da luz) ou uma penteadeira.

Um espelho grande para ver o corpo inteiro é essencial, um ótimo amigo e aliado para não sair de casa como uma árvore de natal...  

O orçamento está curto?
Hoje em dia além dos móveis planejados em madeira, também existem as chamadas "cremalheiras" que ficam mais baratos, se tiver um pouco de habilidade e paciência você mesmo pode montar, basta comprar as peças de acordo com suas necessidades, na parede vão as barras parafusadas e nelas são encaixadas as prateleiras, cabideiros, etc. Veja alguns exemplos:


Outra opção são os móveis para lojas, pesquise, fotografe, anote as medidas disponíveis e vá para casa, sente-se e planeje com calma para aproveita todo o espaço disponível sem deixar vãos.

É isso! Com calma e planejamento correto é possível sim ter o seu sonhado Closet!
Espero que tenham gostado das dicas, seus comentários são sempre bem vindos e lidos com muito carinho, beijos e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DÚVIDAS, ELOGIOS, CRÍTICAS OU SUGESTÕES?
SEU COMENTÁRIO É SEMPRE BEM VINDO!