24/03/2015

Alfarroba o Substituto do Chocolate!

Finalmente eis um produto que se assemelha ao chocolate e que pode vir a substituí-lo.
Vocês já ouviram falar da Alfarroba?
Ela é proveniente da alfarrobeira uma árvore selvagem. A alfarroba é a vagem comestível, semelhante ao feijão, de cor marrom escuro e sabor adocicado, que tem sido amplamente utilizada pela indústria de alimentos na produção de gomas e espessantes.

O pó de alfarroba é derivado da polpa da vagem torrada e moída é utilizado para substituir o cacau. Esse pó, contudo, possui expressiva diferença em relação ao cacau no conteúdo de açúcar e de gordura. Compare:

Cacau 
23% de gordura e 5% de açúcar
Alfarroba 
0,7% de gordura e alto teor de açúcares naturais (sacarose, glicose e frutose), em torno de 38 a 45%.

A alfarroba é um alimento saudável e de elevado valor nutritivo. 
Além disso, é rica em vitaminas (E, B1, B2, B6, B12) e minerais (cálcio, ferro, zinco, potássio, magnésio e fósforo), niacina. 

Fora isso, ela ainda pode nos proporcionar outros benefícios, como:


  • A alfarroba não possui qualquer agente alergênico ou estimulante tais como a cafeína e teobromina presentes no cacau. 
  • Embora apresente um alto teor de açúcares possui um baixo conteúdo calórico devido à quantidade quase imperceptível de lipídeos (gorduras) e alta quantidade de fibras naturais. 
  • Não contém lactose e glúten e possui potencial antioxidante elevado, semelhante ao do azeite e superior ao do vinho, o que leva os investigadores a acreditarem que os componentes do fruto pode ser úteis no combate aos radicais livres e doenças crônicos-degenerativas.
  • É capaz de reduzir o dobro da absorção de colesterol em comparação a outras fibras.
  • Diferente do cacau, é naturalmente doce pois contém sacarose, frutose e glicose, por isso produtos à base de alfarroba dispensam adição de açúcar, sendo uma alternativa para diabéticos.

Composição química da alfarroba:
Proteína bruta - 4,7%
Proteína digestível - 1,6%
Fibra bruta - 9,2%
Cinzas - 3,5%
Cálcio - 0,38%
Fósforo - 0,09%
Gordura - 0,6%
Açucares totais - 43,85%
(glicose, sacarose e frutose)


A alfarroba pode ser encontrada na forma de barra, bombom, creme de alfarroba e até em pó, podendo ser incluída em diversas preparações, como bolos e tortas.

Em algumas cidades ainda é difícil encontrar, mas no site da Natue tem diversas opções entre Alfarroba em Pó, Bombons, Alfarroba com Creme de Avelã, Banana coberta com Avelã entre outras.

1 - Alfarroba com Creme de Avelã
2- Alfarroba em Barra
3- Banana Alfarroba com Banana
4- Alfarroba em Pó

Não esqueça de assinar a Newsletter da Natue para ganhar um desconto de 15,00 na primeira compra (para compras acima de 100,00).

Um comentário:

  1. Amei muito saber de todas essas informações, minha saúde agradece de coração(literalmente). Mas não dá, o chocolate me move kkkk
    Sexo, Fraldas e Rock'n Roll

    ResponderExcluir

DÚVIDAS, ELOGIOS, CRÍTICAS OU SUGESTÕES?
SEU COMENTÁRIO É SEMPRE BEM VINDO!