08/04/2015

As Farinhas do Bem - Tipos e Benefícios

Olá!!! Quando a gente decide trocar os alimentos comuns pelos saudáveis é ótimo claro, mas quando a gente resolve olhar as prateleiras de lojas especializadas no ramo sem ter conhecimento...meu Deussss! É tanta coisa diferente que nem sabemos o que comprar. Comigo foi assim, eu saia decidida a comprar, mas ficava totalmente perdida entre sementes, farelos, farinhas e mil e uma coisas que nem sabia pra que serviam, mas não desisti! Comecei a pesquisar receitas fit que me pareciam saborosas e cada ingrediente novo que tinha eu anotava e pesquisava depois e se gostasse dos benefícios eu colocava na lista de compras.

Para quem tem interesse em fazer o mesmo ou já usa esses produtos mas não conhece os detalhes vou abordar cada um deles em diversos posts, e o primeiro é esse sobre os Tipos de Farinhas, vamos lá?

FARINHA DE TRIGO INTEGRAL 

Benefícios: Possui fibras que auxiliam no funcionamento do intestino, vitaminas B1, B6, magnésio, selênio, zinco e ainda aumenta a saciedade.

Indicado para: Pode ser usada em todo tipo de receita que vá farinha branca, para que as massas não fiquem duras o ideal é usar 1 parte de farinha integral para 2 de branca.

Tabela: Por 1 colher (sopa): 78 calorias, 0,43g gordura (0,07g de saturada), 17g de carboidratos, 1,15mg. de sódio, 2,66g de fibras, 3,15g de proteínas.

FARINHA DE SOJA

Benefícios: Contém Cálcio, Fibras e mais que o triplo de Proteínas da farinha branca  comum. Seu diferencial: Contém Isoflavonas que combatem os sintomas da TPM e da menopausa. (sem glúten)

Indicada para: Engrossar sopas e molhos em geral. Em receitas sem fermento pode-se trocar até um terço da Farinha Branca pela de Soja!

Tabela: Por 1/4 de xíc. (chá): 120 calorias, 6g gordura (1g de saturada), 8g de carboidratos (2 g de açúcar), 0mg. de sódio, 3g de fibras, 10g de proteínas.

FARINHA DE LINHAÇA

Benefícios: A versão estabilizada preserva as gorduras insaturadas (ômegas 3 e 6) que auxiliam no aumento do nível de HDL, o bom colesterol. Também possui fibras. (sem glúten)

Indicada para: Enriquecer tortas, pães, massas, bolos e empanar assados. Também pode ser consumida com frutas e saladas.

Tabela: Por 1/4 de xíc. (chá): 96 calorias, 1,8g de gorduras (0,5 saturada), 8g de carboidratos, 8mg de sódio, 3g de fibras, 6,8g de proteínas.

FARINHA DE CHIA

Benefícios: Rica em nutrientes com ação antioxidante e proteínas de fácil digestão, tem fibras que ajudam a controlar a fome e contribuem para o funcionamento intestinal. Tem doses de ômega 3 que é excelente para o cérebro. (sem glúten)

Indicada para: Consuma com vitaminas, iogurtes, saladas e use para o preparo de pães e bolos e tortas.

Tabela: Por 1/4 de xíc. (chá):  100 calorias, 10g carboidratos, 3,5g proteínas, 5,3g gorduras (0,4 saturada) 7g fibras, 4,5mg sódio.


FARINHA DE QUINUA

Benefícios: Possui todos os aminoácidos essenciais incluindo o Triptofano que está por trás da sensação de bem estar. Rica em ômegas 3 e 6. (sem glúten)

Indicada para: bolos, biscoitos, empanados.

Tabela: Por 1/4 de xíc. (chá): 110 calorias, 1,5g de gorduras (0 saturada), 18g carboidratos, 8mg sódio, 2g fibras, 4g proteínas.

FARINHA DE CEVADA

Benefícios: Possui muitas fibras que diminuem os níveis de gorduras e glicose no sangue, possui magnésio (relaxamento muscular) e selênio (controle dos radicais livre).

Indicada para: deixar os biscoitos, pães e panquecas mais macios.

Tabela: Por 1/4 de xíc. (chá): 110 calorias, 0g gordura, 23g carboidratos, 0g açucar, 3mg sódio, 5g fibras, 3g de proteínas.

FARINHA DE AMÊNDOAS

Benefícios: Proteínas, gorduras saudáveis e 35% da recomendação diária de vitamina E (um potente antirradical livre),  Importante: depois de abrir a embalagem deixe a farinha congelada ou refrigerada para evitar a oxidação. (sem glúten)

Indicada para: empanar frangos e peixes, almôndegas, bolos, pode substituir até 1/4 de farinha branca em bolos, panquecas e biscoitos.

Tabela: Por 1/4 de xíc. (chá): 160 calorias, 14g gordura (1g saturada), 6g carboidratos, 1g açucar, 0mg sódio, 3g fibras, 6g de proteínas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DÚVIDAS, ELOGIOS, CRÍTICAS OU SUGESTÕES?
SEU COMENTÁRIO É SEMPRE BEM VINDO!