25/06/2015

Conheça os Benefícios da Quinoa

A pauta de hoje é Saúde e escolhi um produto que já se tornou essencial aqui em casa, vocês já conhecem a QUINOA (ou quinua)?



A Quinoa é um cereal de origem vegetal, com grande valor nutricional, rico em proteínas, fonte de minerais do complexo B, e aminoácidos.
É muito prática pois pode ser usada como substituta do arroz, em tabules, sopas e diversos preparos sem que se note muita diferença no sabor original desses pratos, muitas pessoas comem sem notar a presença do grão.

- A quinoa possui todos os aminoácidos essenciais, é uma fonte de proteínas comparável ao leite. A proteína é muito importante na formação e manutenção dos músculos, reparando as micro lesões nos músculos comuns ao praticarmos atividades físicas.
- Possui ômega 3 e 6, que são gorduras boas e previnem doenças cardiovasculares.



- Tem 550 vezes mais Ferro que o feijão.

- Com cerca de 66g de Cálcio por 100g do grão, quantidade superior a do arroz, trigo, centeio, feijão e cevada.

- Por ter muitas Fibras ajudando na saciedade, evita picos de insulina e adia a fome.

- Excelente fonte de Vitaminas do Complexo B - como: B1, B2, B3, e B6. "indispensáveis para o bom funcionamento do nosso sistema nervoso, manutenção muscular e síntese de hormônios"

- O Zinco é outro nutriente abundante na quinoa. Importante para o fortalecimento do sistema imunológico e melhor cicatrização.

- É também o menos alergênico de todos os grãos.

- Não conter glúten podendo ser consumida sem problemas pelo portadores de doença celíaca, podendo inclusive substituir a farinha de trigo em receitas como pães, massas e bolos.

Um quarto de xícara de quinoa tradicional contém:

166 calorias
3 g de gordura
30 g de carboidratos
5 g de proteína.
A mesma quantidade de quinoa vermelha contém um pouco mais de proteína e uma maior percentagem de cálcio, ferro, fósforo e riboflavina.

Curiosidades: já fez parte de dieta de astronauta e já foi considerado alimento sagrado pelos incas. Os sábios incas notaram a importância desse alimento! A academia de Ciências dos EUA considerou a quinoa o melhor alimento de origem vegetal para o consumo humano. Por isso, muitos a chamam de “alimento completo”

Quais os tipos mais comuns e como usar?

A Quinoa em Grãos deve ser colocada em uma panela com água fervente e sal, deixar por quinze minutos. Proporção de duas xícaras de água para uma de quinoa. Os grãos triplicarão de volume. Em seguida, peneirar e conservar em geladeira por até três dias. A quinoa dessa maneira pode ser utilizada em cozidos, sopas, saladas, tortas, refogados ou como utilizaria grãos de trigo, fazendo quibe, por exemplo. Quando a quinoa está cozida, a borda da semente fica translúcida.

A Quinoa em Flocos é usada como os flocos de aveia – em salada de frutas, vitaminas, iogurtes e até polvilhado em sopas.

A Quinoa em Farinha substitui a farinha de soja e pode ser usada na base de pão, macarrão, adicionadas à salada ou ao suco.

Eu uso sempre a Quinoa Real Mista Orgânica em Grãos da Vitalin que é uma marca de confiança focada em produtos 100% sem Glúten, Orgânicos e Integrais, ou seja tudo de melhor para a nossa saúde!

Sei que apesar de ser um produto já comum para alguns, por outro lado em algumas cidades ainda é novidade e difícil de encontrar... pensando nisso indico pra vocês o site da NATUE onde encontramos produtos específicos para quem busca uma alimentação saudável. Lá é possível encontrar toda a linha da Vitalin  e eles entregam em todo o Brasil com rapidez e segurança, aprovadíssimos!

VITALIN: www.vitalin.com.br                         NATUE: www.natue.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DÚVIDAS, ELOGIOS, CRÍTICAS OU SUGESTÕES?
SEU COMENTÁRIO É SEMPRE BEM VINDO!